28.6.13

Diz-se "Espadrilles" ou "Alpercatas"?

Uma das tendências (que eu adoro) deste verão são as "espadrilles" ou "alpercatas", aqueles sapatinhos amorosos de pano e corda que dão o "toque" em qualquer look.

Existem modelos para todos os gostos, as mais clássicas, outras irreverentes,  salto raso ou de salto alto, com cordões ou sem cordões, para homem ou mulher, "vale tudo"!

- Porquê os dois nomes? afinal qual é o correcto? (perguntam vocês)
- os 2! já vão perceber porquê...

 ORIGEM

Estes amorosos sapatinhos tiveram origem em meados do séc. XIV nos pirinéus - daí terem 2 nomes, um de origem francesa (espadrille) e o outro de origem espanhola (alpercatas) - e eram usados pelos camponeses, já que a sola de corda e borracha isolava os pés do frio, do calor e da humidade.

 COMO SE TORNARAM TENDÊNCIA

Depois de existirem desde a época do "troca o passo", a primeira vez que se tornaram "fashion" foi nos Estados Unidos, nos anos 40, usados pela personagem da actriz Lauren Bacall no filme "Key Largo" (com o derrete-corações do Bogart), e mais tarde, nos anos 80, foram reavivados graças à personagem "Sonny Crockett" na famosa série "Miami Vice".





 ONDE COMPRAR


Apesar de lojas como Chanel,  Louboutin e outras de luxo venderem estes sapatos ao preço do Ouro, não é preciso gastarmos rios de dinheiro para ter umas. Cá em Portugal é fácil adoptar este estilo por um valor muito baixo, eu comprei as minhas (que podem ver no vídeo em baixo) no Jumbo, existem imensas cores e alguns padrões, mais clássicos (com risquinhas azuis e vermelhas), ou mais irreverentes (como riscas às cores, que vão ao encontro do look tribal que também está na moda este verão).


 É AMOR!
Entretanto derreti-me quando encontrei estas na internet, estou completamente apaixonada pelas 3, de formas diferentes.
As da esquerda com muita pena minha não descobri onde podem ser encontradas (se alguém souber que diga pf), as do meio são da Perky, e as da esquerda são artesanais e típicas de Tuiliere, e ficaram conhecidas porque o Picasso (sim, O picasso) andava com elas.





Eu não dispenso as minhas alpercatas, e desde que as comprei que não as consigo tirar dos pés!



foto e vídeo do instagram

E vocês, já têm as vossas alpercatas? gostam mais delas clássicas ou irreverentes? 
Em breve publicarei o post da viagem a Barcelona, já o ando a preparar!

MLM

2 comentários:

cody disse...

em português são alpercatas desde que me conheço, por isso usem o termo que mais gostarem e se preferirem usem a nossa língua, apesar de desvirtuada pelo 'acordo' ortográfico

The M Pire disse...

Tem toda a razão Cody, foi um erro já corrigido :)