26.2.14

Doce Jardim ✿ [COM RECEITA]



"Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que a fez tão importante. (...)
- Os homens esqueceram-se dessa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa... 
- Eu sou responsável pela minha rosa... Repetiu o príncipezinho, a fim de se lembrar.”
 




Já que o tema desta semana são as flores, então as bolachinhas desta semana são flores!

A semana passada comprei um "brinquedo" novo que já queria à muito tempo: um disparador de biscoitos. Estava toda entusiasmada para pôr as mãos na massa e experimenta-lo! Infelizmente já percebi que aquilo não funciona com todas as "massas" e a coisa não estava a correr muito bem. Após várias tentativas acabei por desistir e fazer à "moda antiga".

Pois então, antes de mais, a receita (dá para cerca de 80 bolachinhas pequenas):

. 200gr de farinha de trigo sem fermento
. 120gr de maizena [o ideal será custard, mas como não é fácil de arranjar a maizena faz quase o mesmo efeito]
. 1 colher de sobremesa de fermento em pó
. 120gr de açúcar
. 1 pitada de flor de sal
. 200gr de manteiga
. 8 colheres de sopa de leite


Misturar todos os ingredientes secos [a farinha de trigo, a maizena, fermento, açúcar e sal].
De seguida adicionar a manteiga, à temperatura natural e partida em cubinhos, e as colheres de leite. Bater bem até obter uma massa uniforme e consistente.
Pré-aquecer o forno a 180º.


Depois da massa pronta, fiz várias bolinhas pequeninas e juntei-as, em forma de flor. No centro da flor coloquei (em algumas) chocolate e (em outras) uvas passas. É uma óptima opção para quem não gosta ou não quer com chocolate. Podem também pôr nozes, amendoas ou qualquer outra coisa que gostem/se lembrem.
[Para a próxima vou experimentar com amendoas e com pessego. Não sei porquê acho que devem ficar óptimas com pessego]


* Com esta massa podem fazer qualquer forma de bolacinhas, eu é que optei por fazer as flores, mas a massa é relativamente fácil de moldar. [conselho: Não se esqueçam de passar as mãos e a superfície onde estão a trabalhar por farinha, desta forma a massa não fica colada]


Colocar as bolachinhas em papel vegetal e levar ao forno durante cerca de 10 minutos [dependendo dos fornos]. Retirar quando já estiverem douradas a gosto. Deixar arrefecer bem antes de comer, pois elas saem do forno ainda meias moles, necessitam de arrefecer [de preferência em cima de uma rede/grelha para arejarem também na parte inferior] para ficarem estaladiças!


Com as sobras das florzinhas fiz uns pequenos corações especiais para oferecer.

Bolachinhas são um óptimo mimo para se oferecer, pois são feitas por nós e não precisam de grandes embrulhos. Basta colocarem um guardanapo colorido dentro de um daqueles sacos de papel Kraft, que podem encontrar em qualquer papelaria/pastelaria, colocar as bolachinhas lá dentro e escrever à mão o que é num papel colorido. Nada mais simples e mais docinho que isso!


As que ficaram cá em casa coloquei-as num pratinho de 2 andares [que comprei outro dia na tiger].
Adoro pratos de dois ou três andares, fazem-me lembrar patisserie française, a Marie Antoinette e lanches de amigas com conversas à volta de chás e bolachinhas. ♡


Espero que tenham gostado!!
Fico à espera de ver as vossas bolachinhas.
A semana já vai a meio por isso: um resto de semana florido e sorridente!
Lots os love,
MLM

Sem comentários: