2.10.14

Jantar temático Mexicano ♒ [ com receitas ]



No fim de semana passado eu e o P decidimos dar um jantar "temático" para os amigos. Há tempos que o P falava em pôr-mos as mãos na massa (literalmente) e fazermos comida mexicana. Mandámos mensagem para todos, fizemos uma pesquisa de receitas, rumámos ao supermecado e até procurámos playlists de música mexicana, "se é para ser, é para ser a sério"!

Optámos por ir ao Jumbo, porque sabiamos que tinha um corredor inteirinho de 'comidas do Mundo', e achamos que seria mais fácil encontrar o que procuravamos. Então, a ementa de degustação foi: nachos (de 2 sabores) com molho de guacamole e molho de cheddar, tacos com Chilli (normalmente o chilli come-se à parte, com arroz branco, mas como queriamos experimentar os tacos mas também queriamos comer chilli, inventámos um bocadinho) e Fajitas de frango e salada.
Comprámos os nachos, os tacos e as tortillas já feitas, o resto cozinhámos. Vamos então às receitas:








______________________________________


GUACAMOLE


Eu sei que é uma coisa que não tem o melhor dos aspectos mas, para mim, foi a surpresa da noite e o meu preferido: é leve e super super fresco (ao contrário do de queijo, que achei um bocado enjoativo, mas fez sucesso entre os rapazes). Vão precisar de:


1 abacate maduro
(que encontram na secção da fruta e legumes do supermecado)
1/2 cebola
(supostamente teria que ser roxa, mas nós não encontrámos então fizemos com normal)
1 limão
2 tomates
1/2 pimento vermelho e 1/2 verde
cebolinho a gosto
sal, pimenta, salsa e coentros a gosto


Abrir o abacate ao meio e cortar aos quadradinhos - podem ver aqui como se deve cortar o abacate. Picar a cebola em quadradinhos pequeninos, os tomates, pimentos e as ervas (salsa e coentros). Depois juntar tudo o que já foi cortado numa taça, e espremer o sumo do limão. Colocar o sal e a pimenta a gosto, o cebolinho picado e mexer tudo muito bem até que o abacate se dissolva com o sumo de limão e forme uma espécie de papa.

Tcharãã, está feito!


______________________________________


MOLHO QUEIJO CHEDDAR


Este molho tende a ser um sucesso entre o público masculino. Eu acho que é muito pesado e um bocado enjoativo, mas é tudo uma questão de gostos. Os ingredientes:


220gr de queijo Cheddar
55gr de manteiga amolecida
2 chávenas de leite frio
1/4 chávena de farinha
pimenta qb
sal a gosto


Para este molho começamos por pôr em lume brando a manteiga, quando começar a fazer espuma juntar a farinha e mexer bem durante 5", com a varinha de arames. Depois, juntar meia chávena de leite frio e continuar a bater bem até se misturar tudo. Juntar a restante chávena e meia de leite frio, sempre a bater até ficar uma mistura homogénea. Temperar com pimenta a gosto e deixar em lume brando durante cerca de 10". Enquanto isso, podem ir ralando o queijo, para que se derreta melhor e mais rápido. Passados os 10", desligar o lume e juntar o queijo à mistura quente em 3 partes, e ir batendo muito bem até que se derreta completamente entre partes. Uma vez que as marcas de queijo usadas não são sempre as mesmas, no final deve provar o molho e temperar a gosto com sal.



______________________________________


CHILLI


Desde que me lembro que Chilli é uma das especialidades do meu pai, e por isso comemos muitas vezes cá em casa com arroz branco seco. Normalmente a dose de carne por pessoa varia entre os 150gr e 200gr, dependendo se é Homem ou Mulher e, evidentemente, se tem muito apetite ou não. Uma vez que iamos ter muita comida, que o chilli leva feijão e que também tinhamos as fajitas, eu fiz 600gr de carne para 5 pessoas (mas se fizerem só o chilli precisarão de mais quantidade). Vão precisar de:


300gr de carne picada de vaca
300gr de carne picada de porco
1 chouriço corrente picante
1 lata grande de feijão encarnado cozido
1 cebola grande
2 ou 3 dentes de alho
1 caldo knor de carne
vinho verde
polpa de tomate
2 folhas de louro
1 pimento vermelho
1 pimento verde
piri piri e pimenta
azeite qb
sal qb
salsa qb


Fazer numa panela o estrugido: ser generoso com o azeite, colocar a cebola picada, os dentes de alho picados, a salsa picada, e o caldo knor. Deixar lourar e juntar 2 colheres de polpa de tomate, sal, pimenta e piri piri a gosto e o chouriço corrente até ele fritar um bocadinho e se soltarem os aromas. Colocar a carne, deixar lourar e absorver o sabor do estrugido. Cobrir a carne com vinho verde e deitar as folhas de louro e deixar ferver cerca de 10 minutos, até evaporar o alcóol (vá mexendo). Depois junte os pimentos partidos em quadradinhos e deixe mais 5/10 minutos. Verificar os temperos e rectifica-los, caso necessário (mais picante, menos picante, depende do gosto de cada um). Por fim, juntar o feijão com o molho que vem na lata, misturar bem e deixar ferver. 

Está pronto a ser servido! 
- uma outra sugestão para esta receita, é limpar uns pimentos, rechea-los com o chilli e levar ao forno. yumii -


______________________________________


FAJITAS


Para as Fajitas compramos as tortilhas (que são tipo wraps) já feitas, foi só aquecer cerca de 1 minuto no forno e fizemos o recheio, usando um pó de tempero que também compramos no Jumbo. Para rechear as Fajitas usamos tirinhas de frango com pimentos, e salada:


Peito de frango ou perú cortado em tirinhas
Saqueta de tempero "Old El Paso" para Fajitas (este aqui)
1 cebola
1 pimento vermelho
2 pimentos verdes pequenos
2 ou 3 cenouras
1 couve roxa


Então, em relação a quantidades de carne já sabem, fazer uma média de 200gr por pessoa. Cortar a carne em tirinhas, pode ser frango ou perú, o que preferirem, eu usei peito de frango. Temperar o frango com sumo de limão e sal. Depois, partir a cebola e o pimento também em tirinhas e colocar numa sertã com um fio de azeite até lourarem. Quando a cebola já tiver uma corzinha amarelada/acastanhada, juntar as tirinhas de frango e a saqueta de tempero (eu não usei a saqueta toda, por isso o melhor é irem deitando e provando).
Enquanto isso, podem ir lavando a couve roxa, descascando a cenoura e ralando-a (na vertical, para ficarem com tirinhas compridas). Partir a couve em tirinhas também. Depois é só levarem as coisas para a mesa e cada um monta a sua fajita a gosto, com o frango temperado e a salada!

sugestão: eu pus guacamole dentro da Fajita, juntamente com o frango e a salada, e ficou delicioso!

______________________________________





O Sr. do Jumbo sugeriu-nos uma sobremesa, mas que nós não chegamos a experimentar. Ele disse para partirmos o abacate da mesma forma que seria para o guacamole, em quadradinhos, juntar vinho do Porto e açúcar a gosto e misturar muito bem. Ele disse que era divinal! Já alguém experimentou?

Bem, foi uma noite super divertida, estivemos todos na cozinha na galhofa e terminamos na conversa na varanda. Foi o programa ideal para sábado à noite e sem dúvida para repetir - para a próxima com 'outra cozinha do Mundo'!  :)


Qual foi a vossa receita favorita? Espero que tenham gostado,
bons cozinhados!!

lots of love,
MLM



4 comentários:

Margarida Ribeiro e Silva disse...

Adoro comida mexicana e já me fiquei a babar só de olhar para esta mesa :)

The M Pire disse...

Que bom Margarida, muito obrigada pelo teu comentário!! :)

Andreia disse...

Bem isso ficou com bom aspecto...gosto também de uma boa dose de comida mexicana e guacamole é a minha perdição!!
Bom fim de semana :)

The M Pire disse...

Obrigada Andreia!! Eu nunca tinha provado e foi, sem dúvida, a minha coisa preferida :) beijinhos e bom fim-de-semana