2.9.14

Sugestões para Setembro - começar o novo ciclo repleto de energia



Começa Setembro e com ele começa todo um novo ciclo.
Setembro é quase como o 31 de Dezembro, é uma espécie de entrada no novo ano, de novas tarefas e desafios, de novas etapas e metas.  As aulas recomeçam, retomam-se os empregos, a rotina de um novo ano lectivo inicia-se, sempre com novas promessas e objectivos (e ainda bem que assim o é!!!)

"A partir de Setembro vou ao ginásio",
"A partir de Setembro começo a nova dieta",
"A partir de Setembro vou arrumar o meu armário"
"A partir de Setembro vou começar a poupar"
...

A época balnear já está quase a encerrar, foram bons estes 2 mesinhos de Verão, de férias, piscinas e praias, mas agora é altura de voltar ao dia-a-dia. Ainda não sabemos se vai ser daqueles anos em que Setembro e Outubro é mais quente que o próprio Agosto (com o agosto que tivemos este ano, também não será uma tarefa muito difícil), de qualquer forma deixo-vos algumas sugestões para iniciarmos este novo ciclo cheios de energia e de novas perspectivas e planos:



[ 1 ]
No Mundo da sétima arte, o realizador João Botelho traz-nos uma adaptação daquela que é uma das melhores obras da literatura Portuguesa "Os Maias", de Eça de Queiroz. "Os Maias - Alguns Episódios da vida romântica" terá duas versões, uma para cinema, que estreia dia 11 de Setembro nos cinemas, e uma (mais longa) para televisão, que passará na RTP. A rodagem do filme começou em Outubro do ano passado, em Lisboa, Ponte de Lima e Guimarães. João Botelho quis trazer para o cinema esta obra de Eça, porque acredita que, apesar de ter sido publicada em 1888, permanece actual.
"Depois de Eça escrever 'Os Maias', Portugal entrou numa bancarrota que levou mais de cem anos para ser quitada. Só a acabámos de pagar em 2001. O que dizem os políticos em 'Os Maias' é igual ao que dizem agora. É só tirar um pouco dos bigodes e dos 'frufrus' todos, não mudou nada" - João Botelho

Confesso que depois de ver o trailer fiquei cheia de curiosidade, principalmente no que toca aos cenários, às opções estéticas e à direcção de arte: o "jogo" dos fundos, que parecem pinturas, 'soa-me'  visualmente muito bem, e diferente de tudo o que já foi visto!
Podem ver o trailer, mais informações de actores e equipa técnica,  aqui no site.


[ 2 ]
No que toca à música, teremos a NOS D'Bandada no dia 13 de Setembro. Este ano a D'Bandada expande-se, atravessando a Av. dos Aliados e levando música até às zonas de Passos Manuel e Praça dos Poveiros. O cartaz conta com nomes como Capicua, Dealema, Duquesa, Fachada, Mind da Gap, Nice weather for ducks, Time for T, White Haus, You can't win Charlie Brown, o veterano destas andanças Miguel Araújo, entre muitos outros. 
Quanto a locais: Armazém do Chá, Ateneu Comercial (que aposta bonita que fizeram, big like!!), Casa do Livro, Coreto da Cordoaria, AXA, Maus Hábitos, PLano B, Passos Manuel, Passeio das Virtudes, Praça dos Leões, Praça dos Poveiros, Rua Candido Reis, Varandim da Torre dos clérigos, entre outros. 
E o melhor de tudo? São todos de borla! :)
Podem ver toda a programação aqui, no evento do facebook.


[ 3 ]
O We Blog You, que tantas vezes já vos falei aqui, lança todos os meses um calendário e um wall paper (versão computador e versão iphone). Basta fazerem o download aqui e colocarem este bonito calendário como fundo do vosso computador, garanto-vos que vai facilitar muito a vossa organização semanal e mensal. Além disso, também já foram lançados os temas diários do #desculpashámuitas de Setembro, podem ver tudo aqui!  

[para quem que não se lembram o que é o #desculpashámuitas, deixo-vos o link do post que fiz há uns tempos sobre o projecto ]


[ 4 e 5 ]
Este ano, integrado na programação do Porto Fashion Week, o Rivoli será a casa da primeira edição do Porto Fashion Film Festival. Um conceito que já está muito na ribalta lá fora, e que chega agora a Portugal, sendo este o primeiro e único festival do género no nosso país. Citando a organização, este evento "pretende colocar em relevo o Filme de Moda como linguagem audiovisual privilegiada para promover e difundir o trabalho de criadores nacionais da indústria da Moda, destacando e premiando os melhores trabalhos realizados em Portugal." Para os cineastas: podem enviar os vossos trabalhos até ao dia 12 de Setembro, consultem o regulamento e mais informações aqui no site.
Para os interessados, o festival irá acontecer no dia 26 de Setembro. Eu não vou perder esta primeira edição por nada, depois conto-vos tudo como foi (e a nossa querida Charly, do Therapa, vai participar por isso temos que a ir apoiar!)
Não obstante disto, o Porto Fashion Week (a mais importante feira da industria textil em Portugal) regressa nos dias 24 e 25 de Setembro, à sua 'casa' - Alfandega do Porto, esta 4ª edição com o tema "Non Sense".


[ 6 e 7 ]
Na categoria de sítios a visitar em Setembro, deixo-vos com duas sugestões de comer e chorar por mais:
A primeira são as galerias Lumiére. As galerias Lumiére (na rua José Falcão, em plena baixa do Porto) foram, nos anos 70/80, um dos principais centros de comércio e cinema da cidade do Porto. Começaram com duas salas de cinema e serviam de ponto de encontro das pessoas daquele bairro, pois albergavam um tipo de comércio diversificado a quem lá passava. Entretanto, com os novos shoppings e novos tipos de comércio, as galerias Lumiére foram morrendo, e ainda houve algumas tentativas de fazer renascer o espaço (a última que me lembro foi há uns anos atrás, quando a baixa começou a encher as suas ruas de bares e restaurantes, e tentaram tornar aquilo numa espécie de bar gigante, com música toda a noite, mas infelizmente não durou muito tempo). Mas como o povo do Norte é um povo que não baixa os braços, as galerias reabriram cheias de vida e novos projectos a 31 de Julho, mas a inauguração oficial será só agora em Setembro. Para já podem ir lá e petiscar um leve almoço na "piquenique", deliciar uma sande da "Sandeira" ou um croissant da "Tête à croissant", adoçar o paladar com um crepe da "Creperia da Baixa" ou refrescar-se com um gelado da "Sou Sweet", como diz o artigo do público "Há crepes, gelados e cupcakes; sandes e empadas; croissants e scones. Há doces e salgados num centro comercial icónico da Baixa portuense, que já nasceu e morreu algumas vezes.".
Para já, há promessas de muitas surpresas para Setembro, inclusivé 7 novos espaços com conceitos diferentes, desde uma mercearia portuguesa, uma italiana, uma japonesa e ainda uma loja de criança. 

Ainda na comida, o José Avillez decidiu alargar os seus horizontes e sair apenas da Baixa Chiado, em Lisboa, inaugurando assim o seu primeiro restaurante aqui no Norte, " O cantinho do Avillez".
Podem visitar este espaço na Rua Mouzinho da Silveira, nº 166. Podem consultar a carta aqui.



Mas as sugestões de Setembro não ficam por aqui! O trabalho recomeçou, e deixámos de lado os vestidos de verão e as havaianas, mas o calor ainda não foi embora (e a bem dizer, não sabemos bem até quando vai ficar), por isso deixo-vos algumas sugestões de outfits que ainda "respiram" a verão, mas que são mais adequados para os dias de trabalho:






Ficam então as sugestões para este mês de Setembro.
Espero que tenham gostado,
bom resto de semana!

lots of love,
MLM

Sem comentários: