17.7.14

Doce de Ameixa, com canela e Vinho do Porto [com receita]



Esta semana deram-nos ameixas amarelas, um monte delas, que estavam a começar a ficar muito maduras e (provavelmente) iam-se estragar antes de as conseguirmos comer todas. Assim sendo, decidi fazer um doce de ameixa!

Fazer doces não tem muita ciência, é preciso alguma paciência e tempo, visto que ainda demora um bocadinho, mas é uma experiência gira de se fazer, de ver a fruta a ganhar outra forma e transformar-se em algo que pode ser conservado no nosso frigorifico e que podemos orgulhosamente dizer "fui eu que fiz, não estava na prateleira do Pingo Doce" :p

Além de que há sempre a parte (super) divertida que é a de colocar o doce nos frasquinhos e decora-los para oferecer. Assim sendo, deixo-vos com a receita:


______________________________________________________________

Doce de ameixa amarela, com canela e Vinho do Porto


Ingredientes:
1,5kg de ameixa (eu usei da amarela, mas pode ser com a vermelha ou com a preta também)
1kg de açúcar amarelo
4 paus de canela
1 cálice de vinho do Porto
Sumo de 1 laranja

Passo-a-passo:
Colocar numa panela, em lume brando, o açúcar, o cálice de vinho do Porto, o sumo de laranja e os paus de canela. Deixar o açúcar derreter e, quando estiver líquido, cortar as ameixas ao meio, tirar o caroço e juntar as metades à panela, com casca (eu só tirei os caroços na altura de as colocar porque as minhas ameixas estavam muito maduras, então se eu fizesse isso antes ia perder grande parte do sumo da fruta, e assim fiz todo este processo em cima da panela, desta forma o sumo que caiu foi parar directamente onde devia e não se desperdiçou nada!).
Depois de todos os ingredientes dentro da panela é só deixar as ameixas cozerem e o açúcar ficar no ponto (entre 1h30 a 2h) - em lume brando e ir mexendo de vez quando.

* A minha acho que ficou um bocado dura e espessa de mais, parece quase marmelada, talvez porque deixei tempo a mais (e quando ela está na panela está líquida ainda por causa do calor, e só solidifica quando arrefece... para a próxima vou deixar menos 15 minutinhos!

* A receita a mim deu-me para 2 frascos grandes cheios, 1 médio, 1 pequeno, e outro grande quase cheio (podem ver na imagem em baixo).
______________________________________________________________







Gostaram? Espero que sim! Cozinhar deixa-me mesmo feliz, é uma coisa que gosto muito.
E a vocês, o que vos faz feliz?
Bons cozinhados e bom resto de semana,

lots of love,
MLM

1 comentário:

THERAPA by CHARLY disse...

Deixaste-me com agua na boca Mafalda :D
Obrigada pela partilha da receita.

P.s: Adorei o cuidado que tiveste com as fotos e com todo o grafismo. É sempre um deleite visual e gastronómico visitar o teu Blogue

Beijinho <3