7.7.14

Água de rosas, o tónico com cheirinho a avó



créditos imagem

Lembro-me de ser pequenina e de entrar no quarto da minha avó, onde o ar era perfumado e doce. Ficava horas a olhar e mexericar nos tubinhos de batom e nas paletes de sombras... a minha avó sempre se pintou muito, ao contrário da minha mãe que é quase anti-maquilhagem, e por isso as brincadeiras em casa dela giravam sempre à volta daquela mesa cheia de tesouros coloridos e brilhantes. Como a minha mãe não era muito fã da coisa, quando nos atreviamos (eu e a minha prima) a experimentar as diversas cores, fingiamos que os kleenexs eram caras, desenhavamos primeiro os olhos e a boca e depois pintavamos como se fôssemos todas para uma festa. Oh, e eram tão inocentes e bonitas essas festas!


A minha avó é daquelas senhoras que sempre andou super bem arranjada, a quem não havia nada de errado a apontar no seu look. Com um ar doce, mas sem nunca perder o seu quê de "lady", de lábios vermelhos e unhas bem arranjadas. Ainda hoje tem o ritual de se sentar na sua cadeira de madeira almofadada de manhã e arranjar-se no seu pequeno espelho redondo, como se o Mundo pudesse esperar um bocado enquanto ela se põe pronta para mais um dia.

Eu nunca usei tanta maquilhagem como a minha avó, mas desde à uns anos para cá que também eu tenho ritual de me arranjar de manhã. Não numa cadeira de madeira almofadada, não com tanto pormenor e rigor, mas da forma que o tempo matinal disponível me permitir. Não gosto de exageros, e aceito as mulheres que não usam maquilhagem, mas acho que as mulheres devem ser vaidosas, devem ter o gosto por se arranjar, não para as outras pessoas... mas para nós mesmas! Para nos sentirmos confiantes e com garra para alcançar todos os nossos sonhos. Pode parcer (e até ser) um bocado fútil, mas é o Mundo em que vivemos: e neste pedaço de terra a imagem (e a primeira impressão) contam muito, quer se queira quer não. Evidentemente que não concordo com as pessoas que andam carregadas de maquilhagem no dia-a-dia, e obviamente que tudo o que é feito em exagero é mau (e a primeira impressão dessas pessoas também não há de ser a melhor), mas não fica nada bem aparecer numa reunião com umas olheiras até ao queixo e a pele branca de quem não vê o sol à anos. Bem, mas este assunto dá pano para mangas e por isso um dia destes faço um post dedicado a ele. Agora vamos ao que interessa:


Até à muito pouco tempo limitava-me a lavar a cara com sabonete antes de ir para a cama, até que começei a notar que a minha pele andava muito seca (apesar do uso de creme hidratante diário) e com ar desgastado. Até que percebi o segredo, que me tinha sido revelado à tanto tempo através do cheiro do quarto da minha avó (e o facto da pele da minha avó emanar luz e ter sempre um aspecto saudável): a água de rosas.

Devemos sempre limpar a nossa pele devidamente, e depois usar um tónico. Mas afinal, o que é isto do tónico? Quais são os benefícios da água de rosas? O que é que ela faz? 

Os tónicos devem ser usados diariamente na pele (principalmente a do rosto, que está sempre exposta a agressões e é muito sensível), pois ajudam a limpar as impurezas dos poros (que resistiram à lavagem da pele), desobstruindo-os e fechando-os (o que previne o aparecimento de borbulhas e pontos negros, que são causados precisamente pela obstrução e infecção dos poros), e ao mesmo tempo hidrata a nossa pele deixando-a macia e bonita, e com um ar saudável e fresco. 

Porquê água de rosas? Antes de mais, a água de rosas é uma fonte de vitamina A e C, com antioxidantes que ajudam a nossa pele a revitalizar do cansaço, restabelecendo o seu pH natural e dando-lhe brilho e luminosidade. Além disso, tem também um poder anti-inflamatório, acalmando a pele e refrescando-a, o que é óptimo para peles com tendência acneica. Há quem diga ainda que ajuda a prevenir as rugas. 

Qual é a maior vantagem da água de rosas? É que, além de ser dos tónicos mais eficientes e de ser um produto quase natural, é muito barata e pode ser encontrada em qualquer supermecado (como continente e pingo doce). Eu uso tanto a do pingo doce como a do continente, dependendo do supermecado a que vou na altura em que o meu frasco acaba, e têm ambas boa qualidade. Cada frasco de 250ml custa à volta de 1€/ 1,5€.

Como utilizar? Facílimo! É só embeber um disco de algodão com a água e passar delicadamente na cara, sem fazer muita pressão e contornando a linha dos olhos. Sempre em movimentos de dentro para fora e de cima para baixo. Demora 1 minuto, e devem repetir isto de manhã e à noite.

Confesso que era um bocadinho cética em relação a isto, mas acreditem que resulta. Eu noto que a minha pele está muito mais macia e com um toque aveludado, muito mais limpa de pontos negros e todas essas coisas feias e com uma sensação de frescura "quase de anúncio" :p

Era isso que vos queria dizer hoje, espero que o fim de semana tenha corrido bem e que a semana corra ainda melhor!
Lots of love,
MLM

Sem comentários: