15.1.14

Por favor uma salva de palmas para o projecto: "Ocupar o facebook com Arte" ★






"A ideia é ocupar o facebook com arte, quebrar a monotonia de fotos de almoços, sushi, futebol ou bichos de estimação. Quem fizer like neste post receberá o nome de um ou uma artista e terá, então, que publicar a foto de algum trabalho. Copie este texto e coloque junto à imagem."



A ideia é muito simples, e o conceito muito forte e enriquecedor.
De todas as "correntes sociais&virtuais" que circulam desde que me lembro (que são bem mais antigas que o próprio facebook), nunca vi nenhuma com um carisma tão educativo e que trouxesse tanto à sociedade. Isto sim, é o uso inteligente das redes sociais! É aproveitar o movimento "corrente/passa a palavra" para trazer algo de novo às pessoas, é fazê-las procurar, pesquisar, observar, analisar e interiorizar obras de arte de artistas que já conheciam e de outros que nunca tinham ouvido falar. Além disso, temos todo o factor "piada": Pomos like no post do amigo e ficamos à espera de ver que artista é que ele nos vai atribuir:


- "Será que já conheço o artista que me vai calhar?"
- "Que artista é que o meu amigo acha que se identifica comigo?"
- "Será que vou descobrir algo novo?"
- "Será que me vou identificar com o que vou encontrar?"
- "Será que vou gostar das suas obras ou que me vai inspirar?"
- "Será que o meu amigo me conhece bem?"
- "Porque é que ele me atribuiu este artista?"

Depois de nos ser atribuido o artista (nos comentários do post do meu amigo), eu continuo com a corrente. Procuro obras do tal artista e publico o texto em cima e a imagem da obra no meu mural, dando desta forma continuidade a este "jogo" virtual, que não só requer a interacção entre pessoas (pois sem likes dos amigos não continuamos com o jogo) mas também nos faz puxar pela cabeça. E se eu só conheço 10 artistas e tenho 20 likes no meu post? Ora essa, vou descobrir novos artistas!

Um grande bem haja à pessoa que se lembrou de começar com isto, e um "obrigado" em nome de toda a sociedade.












Bem, eu não pus like num só post e por isso foi-me atribuido mais que um artista. Para já vou em 2, mas vou continuar a pôr likes. So far, calhou-me o Klimt (que eu simplesmente a-do-ro!! A obra mais conheida dele é, evidentemente, "O beijo" e por isso optei por outras 2) e o Alec Soth (que eu não conhecia e estou a adorar pesquisar sobre o seu trabalho, a série "Paris Minnesota" é simplesmente magnifica e não consegui optar por uma só fotografia). 


E vocês, já vos calhou algum artista?
Já tinham visto este jogo?
Conheceram novos artistas? 

lots of art (and love),
MLM

Sem comentários: