14.12.13

o Bolo dos 3 C's




Hoje acordei com saborzinho a fim de semana mesmo. E fim de semana não é nada sem bolo. Pelo menos cá em casa.
Abri o frigorifico e tinha meia dúzia de cenouras a acenar-me, da gaveta dos legumes.
Decidi pegar numa receita que tinha em casa de bolo de cenoura e adicionei-lhe o coco ralado, a canela e um limão. A receita que vos vou dar é sem o limão, porque achei que ele tirava muito sabor à cenoura, e quando repetir esta receita vai ser sem o limão. De resto o bolo fica super fofinho e saboroso! Fez-me lembrar os bolinhos de cenoura que comia quando era pequenina em casa da minha avó... 

INGREDIENTES:

4 ovos
3 cenouras médias (ou o equivalente a isso, se só tiverem pequeninas em casa façam 'montagem')
2 chávenas de chá de Farinha
1 + 1/2 chávena de chá de açúcar
1/2 chavena de chá de óleo
1 colher de sobremesa de Canela
1 colher de sobremesa de Fermento
Coco ralado a gosto
Açúcar em pó para decorar (ou podem faze-lo também com o Coco ralado se preferirem)


PASSO-A-PASSO:

Pré aquecer o forno a 180º. (esqueço-me sempre de pôr o forno a pré aquecer quando vou começar a fazer o bolo)
Descascar e ralar as cenouras (com a ajuda de um picador, um 1-2-3 ou uma bimby), coloca-las de parte.
Juntar os ovos com o açúcar e bater bem até ficar uma massa homogénea.
Juntar a essa mesma massa o óleo, a canela, o coco ralado e a cenoura. Voltar a misturar bem até a massa ficar toda uniforme.
Por fim, peneirar a farinha e o fermento e adiciona-los à massa. Escusado será dizer que têm que bater bem até a massa ficar toda por igual. *
Untar uma forma sem buraco no meio com manteiga e farinha, ou então colocar papel vegetal. Eu prefiro sempre colocar papel vegetal porque suja menos coisas e é mais prático, mas qualquer técnica serve, é a gosto!
Fica no forno mais ou menos 30 minutos, quando estiver douradinho e não vier nada agarrado ao palito, retirem do forno e deixem arrefecer. Decorar com açúcar em pó ou coco ralado! 


DICAS:

* Desde miúda que sempre adorei cozinhar, especialmente fazer bolos. Quando começei a ser mais auto-didata e a procurar receitas e isso nunca percebia bem a importância de "peneirar" a farinha. Pensava sempre "isso dá muito trabalho e não deve ser assim tão diferente de deitar a farinha de uma vez para a massa": errado! Peneirar a farinha não dá assim tanto trabalho, basta terem um coador básico em casa, que colocam por cima da tigela onde estão a fazer o bolo, vão deitando para lá a farinha e abanando de forma a ela cair e se juntar com a massa. Qual é a grande diferença afinal? É que a farinha quando cai na massa já está solta e sem grumos, e desta forma torna-se mais fácil de envolver com o resto da massa, evita criar aqueles montinhos de farinha que por vezes encontramos e se acumulam com ar no meio do nosso bolo.

* Se decidirem decorar o bolo com açúcar em pó convém deixar o bolo arrefecer completamente, porque de outra forma o açúcar vai derreter e não vai ficar com aquele efeito branquinho por cima.
(se não tiverem açúcar em pó em casa, podem pegar em açúcar normal e tritura-lo com num 1-2-3, numa bimby ou em alguma máquina semelhante)

* Este bolo também deve ficar bom com cobertura de chocolate, para a próxima experimento! Se entretanto alguém se atrever a fazê-lo que diga como resultou :)






Espero que tenham gostado.
Um fim-de-semana saboroso para todas! 
Lots of love,
MLM

Sem comentários: