7.8.13

Oh dear Andy!

Ontem seria o seu aniversário. Oh my dear Andy Warhol!





Desde pequena que sabia que queria ir para artes, desde pequenina que o dizia. E também desde pequenina que tenho um fascínio pelo Andy e pelo seu trabalho! Quando se é criança não se tem muito acesso à Arte (pelo menos à mais "tradicional"), não se conhece nem distingue um Monet de um Manet, um Dali de um Van Gogh ou Picasso... mas um Warhol todas as crianças sabem o que é, mesmo que não saibam de quem é, porque essa também é a "beleza" da Pop Art, é acessível a todos, e é para todos! (e não é por isso que deixa de ser Arte)


Foi com o Andy que eu comecei a olhar para as cores, cores vibrantes, cores sólidas, cores misturadas, cores sobrepostas... cores!
Foi com o Andy que eu comecei a fazer colagens.
Foi com o Andy que eu comecei a "devorar" publicidade. 
Foi (e ainda o é) na Pop Art que me inspiro a maior parte das vezes.


 


Depois comecei a descobrir mais sobre o Andy. Ele era, de facto, uma pessoa muito estranha. Mas, se formos a ver bem, que artista não o era?! Todos eles, principalmente os "mais génios", viviam num mundo à parte. Se pensarmos bem, não podia ser de outra forma...!!!

Já na faculdade conheci os famosos "Screen tests do Warhol" (que aconselho todos a verem aqui ). Pequenos excertos de vídeo, muito simples, apenas com uma pessoa e a camara, mas com uma beleza que nos enche a alma. São só pessoas ali, sem qualquer apetrecho, sem nada para nos distrair o olhar, concentramo-nos apenas na beleza de cada rosto.

Enfim, Warhol era um artista controverso, e muitos não gostavam dele. (na minha opinião, porque não se lembraram de pegar numa simples lata de sopa e torna-la num icone Pop. "Uma coisa tão fácil não pode ser Arte. Ele não inventou nada. Não inventou a lata". Pois não, digo eu, mas reinventou a forma como as pessoas viam a lata. Isso também é arte.)




Já dizia o Da Vinci que "Simplicity is the ultimate form of sophistication".


"Ao retratar ídolos da música popular e do cinema, como Michael JacksonElvis PresleyElizabeth Taylor,Marlon Brando e, sua favorita, Marilyn Monroe, Warhol mostrava o quanto personalidades públicas são figuras impessoais e vazias; mostrava isso associando a técnica com que reproduzia estes retratos, numa produção mecânica ao invés do trabalho manual. Da mesma forma, utilizou a técnica da serigrafia para representar a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como as garrafas de Coca-Cola e as latas de sopa Campbell." in wikipedia







get inspired!

lots of love,
MLM



Sem comentários: