31.5.13

dia da mãe - dicas para sorrisos low budget


O dia da mãe já foi no início deste mês, mas este post é dedicado a isso mesmo e pode ser aplicado a muitos outros momentos especiais.

Cá em casa temos sempre um "problema"... é que o dia da mãe e o aniversário da minha mãe calham sempre na mesma semana, o que faz com que, todos os anos, seja um nó na cabeça para pensar que prendas vamos dar e o que vamos fazer.

É verdade que, a cada ano que passa, o "dia da mãe", "dia do pai", "dia da crianças", etc etc, se torna cada vez mais consumista, e perdeu a essência e o carinho especial que tinha. O dia da mãe não é para darmos uma prenda às nossas mães e pronto, é um dia em que celebramos o quão especiais elas são nas nossas vidas.

Deixo-vos então com algumas dicas para criarem um momento especial, sem gastar rios de dinheiro, e surpreenderem as pessoas que vos são queridas:




1.  Decorar a sala com flores e plantas.

As flores e plantas trazem vida à vossa mesa. É preferível escolherem flores naturais (que podem comprar até no supermecado, não é preciso andarem à procura de uma florista XPTO), mas hoje me dia há flores de plástico que são muito bonitas e não têm aquele aspecto "foleiro" de antigamente (e que duram mais tempo, obviamente).






2. Boa comida caseira

Mesmo que não sejam um Ás na cozinha conseguem encontrar na internet mil receitas fáceis de todos os pratos possíveis, não há desculpa para não pôr as mãos na massa!
Claro que é diferente de ir a um restaurante novo e diferente, que esteja na moda, mas hoje em dia com os bolsos mais vazios que cheios, podemos tentar recriar essa ida ao restaurante em casa, e fazer os pratos preferidos dando um toque mais requintado à comida do dia-a-dia.


1. Tomate com queijo fresco, ervas aromáticas e azeite  |  2. Mini folhados de alheira e azeitona  |  3. Areinhas

3. Decoração & Mimos feitos à mão

Mais uma vez, a tentativa de recriar o "restaurante em casa". Nós cá em casa fizemos um menú especial, integrando palavras que sabiamos que iriam despertar sorrisos e espantos de surpresa (por exemplo "queijo fresco com tomate e ervas aromáticas, regado com azeite e muito amor"). Também a placa de "reservado" dá um toque especial à vossa mesa!





Podem também optar por fazer argolas de guardanapos, que dão cor à vossa mesa. Existem mil padrões e cores, para todos os gostos. Aqui em baixo mostro-vos 3 diferentes que fiz, o Pied-de-poule para a minha mãe, que gosta de coisas mais clássicas, e os outros 2 foram para oferecer.





4. O momento das prendas

Mais uma vez podemos surpreender as pessoas de quem gostamos sem ter que gastar muito dinheiro nas prendas. O truque é darmos várias prendas mais baratas, tentando sempre dar a prenda "útil e a agradável", por exemplo, a minha mãe estava a precisar de um perfume, então demos-lhe um perfume da Zara (que são bons e mais acessíveis dos 'mais famosos') - ÚTIL -  e uma pulseira gira da H&M - AGRADÁVEL.
Podem também apostar mais nos embrulhos, fazê-los em casa com um papel de embrulho giro, fita cola diferente e um papelzinho com palavras especiais.



5. Muito boa disposição & Amor

Não há nada como nos sentirmos amados e especiais. Todos os dias deveriamos dizer às pessoas que nos rodeiam o quanto elas são especiais e as suas melhores qualidades, mas a verdade é que nem sempre temos tempo para isso, mas nestes dias não há nada melhor que ouvir elogios, receber mimos e ver pessoas felizes à nossa volta, porque a felicidade e os sorrisos são contagiantes, e isso torna logo o momento mais especial.




6. Mimos especiais

Deve haver sempre os "mimos especiais". Cá em casa, os mimos especiais que fizemos foram coisas que sabemos que vão "derreter" o coração da minha mãe, e o seu paladar. A minha mãe adora chocolate, então no dia dos anos dela fizemos um bolo especial que ela adora, e no dia da mãe uma mousse de chocolate decorado com amor.





Mousse de chocolate do Chefe Gordon Ramsay - podem encontrar a receita aqui.




Não é preciso gastar muito dinheiro para criar momentos especiais, basta ter imaginação e fazer as coisas com amor.

Espero ter-vos inspirado!


MLM


Sem comentários: